sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Por favor vote nesta sondagem e deixe um comentário:

Concorda com a proposta de reconhecer a Tauromaquia Património Cultural e Imaterial do Município de Santa Cruz da Graciosa?
Agradecemos que passem para todos os vossos contactos e partilhem!

"Vamos acabar com as touradas em 2013?" por Tiago Mesquita

 
"Inquieta-me viver num país em que as touradas, e tudo o que de profundamente repugnante e desumano a elas está associado, são um tema ainda visto com relativa neutralidade por grande parte da população. Uns são claramente contra, outros tentam justificar a sua continuidade, ignorando a questão principal - o sofrimento causado nos animais -, mas a maioria mantém-se neutra e equidistante. No meio da polaridade fica a indiferença, a maior aliada da crueldade e a pior inimiga da humanidade.
 
Essa maioria, que opta convenientemente por viver de olhos fechados, permite que uma minoria perpetue a barbárie nas praças espalhadas por este país fora. A maioria indiferente, a do "tanto me faz" e do "é-me igual", acaba por dar luz verde a que milhões de euros sejam anualmente gastos pelo Estado, dinheiro de todos nós, promovendo e patrocinando o sofrimento de animais, através do financiamento da tauromaquia. Actividade que alguns, estranhamente, apelidam de "arte" (!). "Cerca de 16 milhões de euros em fundos comunitários, públicos e, sobretudo, locais, é o valor estimado de apoios às atividades taurinas."
 
Inês Real, responsável pelo movimento de cidadãos "Fim dos Dinheiros Públicos para as Touradas", vencedor da segunda edição de "O Meu Movimento" no Portal do Governo (o vencedor do ano passado foi o movimento "pela abolição das touradas), manifestou o repúdio pelo dinheiro gasto e teve oportunidade de dizer ontem ao primeiro-ministro que "a tauromaquia é uma actividade vegetativa que não gera riqueza e é incapaz de subsistir por si própria. Não faz sentido que continue a ser beneficiada uma minoria e meia dúzia de famílias em detrimento de outras áreas carenciadas como a educação ou a saúde".
 
É, de facto, uma vergonha o massacre de animais em praça pública para gáudio e regozijo de meia dúzia. E os milhões não me impressionam. A questão não é só essa. Um cêntimo que fosse gasto em touradas continuaria a ser errado. Os tempos mudam e os maus hábitos deviam perder-se. Por exemplo, a mutilação genital feminina, em alguns países africanos, é (ainda) hoje uma realidade. As tradições não justificam tudo. Imputar um sofrimento brutal, excruciante, a animais que, infelizmente neste país, não estão devidamente protegidos pela lei não pode, nem deve, continuar. O fim das touradas é um sinal de avanço da civilização, basta olhar para os poucos países que mantém esta actividade... É um acto de inteligência e de humanidade."

Fonte: http://expresso.sapo.pt/100-refens=s25339#ixzz2LfoC6K7f

Meu Movimento!

No passado dia 19 de Fevereiro, novamente Passos Coelho voltou a ouvir que Portugueses não querem touradas, nem o nosso dinheiro empregue para as manter!
 
Leiam algumas das notícias:

No Correio da Manhã:

E obrigado a tod@s que apoiaram mais esta iniciativa do Meu Movimento!

Touradas como património Cultural Imaterial da Graciosa? Não, Obrigado.

A mesa da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa pretende que que a Tauromaquia seja considerada Património Cultural e Imaterial do Município de Santa Cruz da Graciosa (Ver aqui).
Escreva aos autarcas da Graciosa para que votem contra.
Pode usar o texto abaixo ou personalizá-lo a seu gosto.
 
Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Graciosa
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa
A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa reúne em sessão ordinária na próxima segunda-feira, 25 de Fevereiro, às 20h30, para discutir e votar uma proposta da Mesa da Assembleia Municipal para que a Tauromaquia seja considerada Património Cultural e Imaterial do Município de Santa Cruz da Graciosa.
A iniciativa em questão não tem nada de original, pois não é mais do que a cópia do que tem sido feito, em vários municípios onde a indústria tauromáquica teima em persistir.
Considerando que as touradas em nada contribuem para EDUCAR os cidadãos e cidadãs para o respeito para com os animais, para além de causarem sofrimento aos mesmos e porem em risco a vida das pessoas e dos próprios animais, não se coadunando com os valores humanistas do mundo de hoje, considera-se que a proposta de classificar as touradas como património cultural imaterial, a ser aprovada, uma mancha no bom nome dos cidadãos da Graciosa e um golpe no turismo de qualidade tão importante para uma ilha que está cada vez mais isolada no contexto regional.
Com os melhores cumprimentos
(Nome)

Pela Abolição das Touradas e de todos os Espetáculo​s com Touros na Cidade do Porto

Petição online: «Pela Abolição das Touradas e de todos os Espetáculos com Touros na Cidade do Porto»

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N36075

Subscreve a petição e divulga-a pelos teus contactos.

Vamos dar a cara e exigir o fim do uso dos dinheiros públicos para a tauromaqui​a

Está na hora de darmos a cara e exigirmos uma gestão criteriosa dos dinheiros públicos. O MCATA - Movimento Cívico Abolicionista da Tauromaquia dos Açores vai lançar uma campanha nesse sentido.
 
Para que a mesma tenha algum impacto necessitamos de muitas fotografias que divulgaremos nas redes sociais, blogues e serão enviadas aos governantes e deputados.
 
Ajude o MCATA, seguindo os passos a seguir:
- Imprima o cartaz
 
- Tire uma fotografia
 
- Envie-nos a foto que nós publicamos
 
(Como alternativa poderá fazer uma montagem com uma foto sua ou enviar-nos uma foto que nós fazemos a montagem)